Google+ Followers

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba 
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer."
Oswaldo Montenegro 

Projeto Pedagógico 

projeto aprovado na Câmara Municipal 
de São João Nepomuceno 
e na Câmara Municipal 
de Rochedo de Minas

POESIA COMPARTILHADA E MEDITAÇÃO NAS ESCOLAS 
obra protegida pelos direitos autorais 
e pelas leis de proteção a propriedade intelectual 
Autoria : Sandra Suely Teixeira


Introdução:

A violência aumenta a cada dia em nossa sociedade. E a violência no ambiente escolar, que é  um tipo identificado como bullyng, é um dos comportamentos agressivos observados atualmente nas escolas.
O bullyng  é  um comportamento próprio das relações interpessoais, em que os mais fortes convertem os mais frágeis em objetos de diversão e prazer através de “brincadeiras” que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar. Monteiro (2008) afirmou que o bullyng não é  um fenômeno do mundo moderno, mas que somente agora vem  sendo reconhecido como causador de danos e merecedor de medidas especiais para a sua prevenção e enfrentamento, pois no cotidiano escolar, enfrentam-se complexas questões sociais, no qual o conhecimento pedagógico não consegue resolver sozinho, precisando de saberes de outras técnicas.

Objetivo:

O projeto Poesia Compartilhada e Meditação nas Escolas, é um projeto simples, que  trabalha o aluno psicologicamente, visando  curar suas dores emocionais, fortalecer a auto estima, resgatar valores e desenvolver assim, a sensibilidade do aluno para o trato com as  pessoas e a natureza, de maneira simples e objetiva.

 Descrição da ação ou metodologia:

A aplicação deste projeto nas escolas se dará da seguinte maneira:

1º passo:Aplicar o exercício da respiração.
Neste exercício o instrutor vai conduzir a respiração dos alunos da seguinte forma:

INSPIRANDO E EXPIRANDO

-Entra:saúde sai:dor(3 vezes)
-Entra:saúde sai:doenças(3 vezes)
-Entra:poderes sai:fracassos(3 vezes)
-Entra:vigor,vitalidade,vida     sai:desânimo,cansaço(3 vezes)
-Entra:sabedoria sai:ignorância(3 vezes)
-Entra:equilíbrio sai:perturbação,insegurança(3vezes)
-Entra:coragem sai:medo(3 vezes)


Obs :Essa  cumplicidade com a natureza,fortaleçerá o aluno e trará equilíbrio suficiente.

2º passo:Entrar com poesias, estimulando os alunos a interpretá-las como um teatro.

3º passo:Aplicar o exercício das visualizações,  que fortalecerá  imagens sadias do dia a dia do aluno, assim, o instrutor desenvolverá mentalizações como:

* A poderosa peça continua e eu quero escrever meu verso 
( filme Sociedade dos Poetas Mortos)

* Tô com saúde e protegido

* Eu me amo e me respeito

* Estou sempre aprendendo e crescendo

* Sou invencível, forte, poderoso, eu sou um Deus.
(filme Sociedade dos Poetas Mortos)

* Os nossos rios estão limpos, vivos e com muitos peixes.

*Eu quero me libertar de pensamentos levianos, inferiores, e negativos

* Minha família, minha casa e meus amigos estão protegidos

* Que a chuva abasteça nossos mananciais mas respeite nossas cidades e lavouras 



*com saúde,protegido e feliz é a imagem verdadeira do------como é também  a imagem verdadeira de todos que encontrarem com ele.


4º passo:Tal como o corpo, para se desenvolver a forma plena e equilibrada, a mente precisa ser também treinada, estimulada e desenvolvida.Assim, o instrutor deve desenvolver exercícios de memorizações. Exemplos?

Estimular exercícios de memória visual ,auditiva e tátil como:

*descobrir objetos pelo tato;
*tentar descrever um ambiente qualquer;
*tentar reconhecer o colega pela voz;
*soletrar de trás para frente;
*Tentar se lembrar da roupa que usou de véspera e etc

5ºpasso:  Repetir o exercício respiratório


Orçamento:

Precisamos de orçamentos?Não, nenhum. A ideia inicial é aumentar uma disciplina nas escolas, onde o instrutor guiará os alunos com criatividade e sensibilidade. E, como conseqüência, a escola pode comemorar  a “SEMANA DA POESIA”, com a presença de poetas do município e outras regiões.

Impacto:


Os  resultados deste projeto repercutirão, a longo prazo, em uma sociedade mais humana e sensível, fortalecendo  as relações de
amizade, amor e respeito.

Resultados:

Todos os resultados e avaliações serão feitos através de relatórios.

Acompanhamento e avaliação do projeto:

Será feito através de estudos, reuniões e etc

 Conclusão:


Entramos, repentinamente, em um mundo acelerado.
 A família foi sacrificada e está passando por momentos dramáticos, tendo como principais  vítimas as indefesas crianças.
O projeto Poesia Compartilhada e Meditação nas Escolas, visa diminuir o impacto ocasionado pelo descontrole  da família.Vai  inovar e oferecer ao aluno novas áreas de pensamentos, fortalecer  a auto estima e dará, sabedoria suficiente, para enfrentar os duros golpes da vida com altivez e sensibilidade.
Este projeto permitirá também,maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha em sociedade e nasce do desejo sincero de mudar a realidade em que vivemos.


Formação acadêmica
*2º grau 
*inglês intermediário


Desenvolvendo meu projeto na escola


Não precisa de dinheiro
Pra se ouvir meu canto
Eu sou canário do reino
E canto em qualquer lugar

Em qualquer rua de qualquer cidade

Em qualquer praça de qualquer pais
Levo o meu canto puro e verdadeiro
Eu quero que o mundo inteiro
Se sinta feliz
Tim Maia 
Tim Maia
Tim